Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os Músicos :Chico Lobo


A viola é um instrumento mágico com milhares de possibilidades, da afinação ao toque. Reconhecido como o mais brasileiro dos instrumentos é capaz de encantar qualquer ouvinte, quando tocada com sensibilidade, carinho e experiência. Ela traduz em seus acordes a simplicidade e virtuosidade do caipira.

O ponteado da viola conta a nossa história - seja da dura lida no campo, da contemplação da natureza, dos causos contados entre amigos, da cultura de devoção ou das felicidades e tristezas que o amor traz. Dessa forma, pode-se dizer que a viola caipira é hoje, a grande porta-voz de uma cultura de raiz e interiorana.

Este instrumento encantador se faz presente na vida de Chico Lobo desde os seus 14 anos de idade. Ele é violeiro, folclorista atuante, cantador, compositor,arranjador, produtor e diretor musical, apresentador de TV e rádio, colunista e escritor.
Raro um artista agregar reconhecido talento em tantas atividades. E todas elas dedicadas a difusão da cultura da viola caipira.

Em sua carreira de mais de uma década, Chico já se apresentou em países como Itália,
Canadá, Chile, Portugal, China onde representou o país com 11 shows ano passado na
ExpoXangai;
- Lançou seu 1º DVD, o “Viola Popular Brasileira” - pioneiro em seu gênero artístico, no Brasil;
- É Diretor Musical dos espetáculos multiculturais, “O Homem que a Terra Canta” e “Festejos da Terra”, no IV e VI Encontro de Culturas de Serpa (Portugal) - respectivamente em 2007 / 2009 / 2010 -, os quais reuniu artistas de Portugal, Brasil, Espanha e Cabo Verde.
Apresenta repertório de folias, catiras, lundus, reisados, modas de viola e cateretês.

Além de percorrer com maestria por todos esses ritmos, o artista ainda é um exímio contador de causos.Apontado pela crítica como um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de valorização e divulgação da viola caipira no cenário brasileiro e mundial, Chico Lobo tem o orgulho de ser compositor e cantador caipira, demonstrando enorme respeito por este instrumento encantador.

Sem dúvida, hoje Chico Lobo é um dos expoentes do Brasil. Mas, sobretudo ele busca
desempenhar o papel de ponte entre o som das raízes do interior de Minas e o som
produzido no presente em diversas leituras e releituras, sempre a partir da viola caipira.

Isto a fim de ajudar o público a compreender, se encantar e apoiar na preservação do que há de mais autêntico na cultura regional brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário